Loja Virtual quanto custa?
Loja Virtual quanto custa?
Quais são os custos de uma loja virtual?
Em primeiro lugar você deve ver o custo da plataforma de e-commerce (loja virtual ou loja digital) que irá usar. Isso vai variar em muito, dependendo da solução que será instalada e aplicada. Soluções como lojas virtuais open source certamente são uma opção válida, mas dependendo da complexidade podem ficar bem salgadas em termos de preço. A vedete do mercado atualmente, o sistema Magento, não sai por menos de R$ 3.000,00 á R$ 5.000,00 em uma instalação profissional, referente a hospedagem onde os sistema ficará funcionando estimamos o valor de R$ 350,00 a R$ 980,00 reais para planos anuais.
O custo de uma loja virtual utilizando outras soluções open source fica até mais em conta, mas sua usabilidade a médio e longo prazo e questionável porque o Magento estabeleceu um novo patamar tecnológico no mercado.
As plataformas alugadas ou outros sistemas fazem parte da lista, mas
sua aplicabilidade depende dos recursos disponíveis como opções para SEO
– Otimização Para Ferramentas de Busca, e outras sem as quais o sucesso
do empreendimento fica comprometido. Hoje em dia SEO é tudo em termos
de divulgação, portanto, qualquer plataforma que não possua este tipo de
recurso esta automaticamente excluída do leque de opções. Resumindo, o
custo de uma loja virtual varia bastante em função do modelo de sistema a
ser adotado.
Atualmente dispomos de ótimos fornecedores de soluções para plataformas de e-commerce no Brasil, que não perdem em nada para fornecedores externos.
Na realidade uma loja virtual gira em torno de 8 a 12 % do valor da loja física e necessita de manutenção como inserção de produtos lançamentos,
criação de promoções,verificação e gestão de estoque afinal sua loja virtual tem que estar viva como sua loja física.
O custo de divulgação da loja virtual
Montar um e-commerce sem preocupação com a divulgação da loja virtual é o famoso tiro-no-pé. Se na loja física todo mundo fica preocupado com a propaganda, porque agir diferentemente quando o assunto é a criação de uma loja virtual.
Elas precisam de muita divulgação seja através de estratégias de SEO,SEM e mídias sociais onde o público está conectado. Se você não consegue ser listado(a) em ferramentas de busca – ver artigo – em posições de destaque compromete em muito o sucesso do negócio. O marketing digital desempenha papel fundamental no plano de negócios de qualquer projeto de e-commerce hoje em dia. Relevar essa variável de custo de uma loja virtual é não levar a sério o seu próprio projeto. Dentro de qualquer planejamento esta verba deve ser determinada com bastante critério, pois nos primeiros momentos da loja o uso do marketing digital é bastante intensivo.
Treinamento em comércio eletrônico é investimento
O gerenciamento de lojas virtuais está ficando cada vez mais profissional e sua gestão tem que acompanhar esse movimento. Nem pensar na solução baratinha de passar a administração da loja para “a menina da contabilidade que sabe de Internet”. Não que ela não tenha capacidade para isso, mas em termos de comércio eletrônico é necessário muito mais que conhecimento sobre navegação na rede.
É necessário conhecer os mecanismos do e-commerce, não só para gerenciar o negócio, como também para identificar oportunidades e se prevenir contra as ameaças do mercado. O treinamento tanto na etapa de planejamento para implementação da loja virtual, quanto na etapa de operacionalização do software de gestão, otimização da loja para ferramentas de busca, monitoramento dos acessos – Google Analytics – e outras funções é essencial para o sucesso de um projeto.
O treinamento e aperfeiçoamento de pessoal é um item importante da estrutura de custo de uma loja virtual.
kleber thomaz
Consultor e Analista SEO E-commerce
Montar uma loja virtual é coisa séria e não adianta tentar pegar atalhos. Barato e fácil não é, ao contrário do que dizem várias pessoas e alguns provedores de hospedagem que oferecem soluções “mágicas”.
Tem muita tecnologia envolvida e certamente muito estudo e treinamento a ser feito. Bicho de sete cabeças também não é, mas a falta de informação tem selado a sorte de várias iniciativas que poderiam dar certo.
Montar uma loja virtual é apenas o primeiro passo para um projeto de e-commerce completo.