Como colocar meu site no primeiro lugar do Google
Como colocar meu site no primeiro lugar do Google
Como faço para colocar meu site no primeiro lugar do Google? Qual o segredo para ranquear uma página?
A dificuldade para colocar seu site no primeiro lugar do Google pode variar de acordo com o nicho de trabalho. Atualmente existem nichos que já se tornaram virais e esses, têm gerado grande dificuldade para empreendedores digitais.
Nichos como emagrecimento, empreendedorismo e marketing digital são os mais concorridos da internet. Portanto não são os únicos que geram complicações para quem está começando trabalhar no ambiente web.
Quando um site possui um bom planejamento de marketing, ele alcança bons resultados, gerando grande dificuldade para seus concorrentes.
Portanto se estiver entrando em um mercado muito concorrido, terá que investir em tempo e estratégias para que se tenha um bom retorno quando se trata de marketing digital.
O que é preciso para colocar meu site no primeiro lugar do Google?
Para colocar um site no primeiro lugar do Google é necessário investir também em SEO.
É claro que não basta apenas pedir para que um programador faça edições no código fonte do seu site e instale plugins para melhorar a indexação.
Definição de SEO: Search Engine Optimization", ou otimização para mecanismos de busca é uma série de estratégias utilizadas para posicionar o seu site no primeiro lugar no Google.
Tipos de SEO: On-page (otimização dentro do blog) e Off-page (utilização fora do blog)
Definição de programador: profissional responsável por escrever, desenvolver, editar e dar assistência em um software.
Definição de código fonte: conjunto de códigos de uma linguagem de programação que compõem uma página ou arquivo.
Tudo deve ser muito bem planejado! Desde o público alvo, redirecionamentos de links (hiperlinks), estruturação do conteúdo e meios de divulgação.
Se quiser colocar seu site no primeiro lugar do Google de forma independente terá que estudar muito. Não é impossível, basta dedicar algumas horas do seu tempo aos estudos de SEO, redes sociais, estruturação de conteúdo, carregamento de páginas, criação de postagens, blogs, entre outros.
Entenda o que é SEO?
Se você quer colocar seu site no primeiro lugar do Google é importante que entenda o que é SEO.
Podemos dizer que SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites, é o conjunto de estratégias que tem como objetivo melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca, tais como Google, Bing, Yahoo, entre outros.
Se pararmos para pensar é a união de centenas de pequenos detalhes de um site ou blog que faz com que o mesmo obtenha tráfego orgânico. Ou seja; sem ter que gastar com anúncios no Google, Bing, Facebook, Instagram, etc.
O que é SEO On-page?
On-page SEO (também conhecido como "on-site" SEO) é o conjunto de atividades que tem como objetivo otimizar a parte interna de um site. Trata-se algo que você mesmo controla e pode fazer alterações sempre que necessário.
Veja a seguir quais são as principais técnicas de SEO On-page:
1. Tags de título
Uma das coisas mais importantes quando se trata de técnicas de SEO é utilizar a palavra chave no título da sua página. Ou seja, dentro da tag title do html.
Definição de html: Linguagem de marcação utilizada para criação de páginas web criada na década de 1990
Essa é uma forma de mostrar aos mecanismos de busca que aquela página irá abordar tal assunto.
2. Heading tags
As heading tags são marcações de html que servem para facilitar na estruturação de uma página. Através delas é possível identificar quais são as partes mais importantes e as menos importantes.
Lembrando que essas vão de h1 a h6. A h1 deve representar o título, portanto só pode ser utilizada uma vez em uma página. A h2 representa os subtítulos e já pode ser utilizada mais de uma vez.
A partir disso (h3, h4, h5 e h6) vão alterando o nível de importância. Quanto maior for o número de tags, menos importante é aquele conteúdo.
3. Estruturação da URL
A estruturação da url também é de grande importância para SEO. Na url deve conter a palavra-chave em foco daquela página. Em caso de páginas secundárias ou terciárias é importante que o Slug não seja muito grande.
Outro fator importante quando se trata de estruturação de urls, é que as mesmas não devem ter mais de 3 níveis.
4. Tag alt nas imagens
A tag alt nas imagens são uma forma de colocar um texto alternativo caso à imagem não seja carregada pelo navegador, ou então para que seja lida por algum software para pessoas com deficiência visual.
Definição de alt tag: marcação do html para inserção de texto alternativos nas imagens
Essa deve conter a palavra-chave em foco da página e ser muito bem feita. Lembrando que o conteúdo (mesmo que pequeno) da tag alt deve ser relevante, e não apenas para encher espaço.
5. Carregamento das páginas
Tudo que os mecanismos de busca querem é entregar um ótimo resultado de forma muito rápida a quem está pesquisando. Com isso prezam sempre por ranquear páginas com carregamento mais rápido.
Sendo assim, se quiser colocar seu site no primeiro lugar do Google, terá que investir nisso.
Utilizar compressores de imagens, diminuir códigos desnecessários e fazer o possível para melhorar o carregamento irá te ajudar a alcançar um bom resultado.
6. Ligação interna (hiperlink)
A ligação interna é uma forma de conectar todas as páginas através de links dentro do seu site.
Isso te ajudará caso os robôs de rastreamento dos mecanismos cheguem a uma de suas páginas.
Já que com uma boa linkagem esses serão redirecionados para outras páginas, facilitando assim que seu site seja indexado.
Essas são algumas dicas para melhorar o SEO On-page do seu site. Elas irão lhe ajudar muito desde que sejam realizadas corretamente. Mas não se esqueça de que junto com tudo isso, você ainda vai precisar de um conteúdo relevante.
O que é SEO Off-page?
SEO Off-page, as estratégias para ranqueamento de um site que são realizadas em outros sites e redes sociais. Essas tem como objetivo aumentar a autoridade do seu domínio.
Quanto maior a autoridade de domínio, mais fácil será para ranquear suas postagens. Podemos usar como exemplo o Wikipédia, um site com autoridade de domínio muito alta (Talvez uma das maiores da internet) que consegue indexar na primeira página quase todos os seus posts.
Definição de autoridade do domínio: métrica que define a importância de um determinado domínio perante os mecanismos de busca, seus valores podem variar de 0 à 100.
A melhor forma de aumentar a autoridade de um site é garantir que hajam muitos links de outros sites redirecionados para o seu. Quanto maior a autoridade desses sites, maior será a sua também. Então se você quer colocar seu site no primeiro lugar do Google, investir em SEO Off-page pode ser uma ótima opção.
Veja a seguir algumas estratégias de SEO Off-page:
- Criar conteúdo relevante no seu site para que haja um bom compartilhamento nas redes sociais e sites do tipo.
- Criar parcerias com blogs para que os mesmo criem conteúdo com links redirecionados para o seu site.
- Investir em mídias sociais (gestão de redes sociais)com o objetivo de atrair mais visitante e aumentar a divulgação.
- Criar parcerias com influenciadores do seu ramo de negócio para que os mesmos divulguem seu site e aumentem sua autoridade.
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Qual é melhor para colocar o meu site no primeiro lugar do Google, SEO On-page ou Of-page?
Você pode se perguntar em qual das estratégias é melhor investir para colocar seu site no primeiro lugar do Google.
É importante saber que você não pode optar por uma dessas estratégias. Na verdade você tem que investir seu tempo em ambas ao mesmo tempo. Vamos explicar melhor!
Os robôs do Google e dos outros mecanismos trabalham da seguinte forma para indexar as páginas:
Eles trabalham vinte e quatro horas por dia passando de site em site e analisando seus códigos, depois que eles entram em um site a única forma de sair dali é por um link que deve ser redirecionado para outros site.
Funciona como um ciclo, eles entram em um site, fazem análise e passam para outro site.
Agora imagine ter um site completamente otimizado por dentro, os códigos perfeitos, carregamento rápido, ou seja; tudo que é necessário para melhorar o SEO On-page. Agora imagine se não tivesse nenhum site com link direcionado para ele. Jamais seria possível anexá-lo, já que não haveria nenhuma varredura.
Por outro lado se investir na versão Off-page e não na On-page, os mecanismo iriam analisar seu site, portanto o mesmo jamais estaria no primeiro lugar do Google, já que haveria muitos problemas a serem resolvidos.
Conclusão
Colocar um site no primeiro lugar do Google pode trazer grandes desafios ao desenvolvedor. Portanto é importante lembrar que se trata de algo que pode lhe trazer grandes lucros.
Investir em diferentes estratégias pode ser um ótima forma de alcançar seus objetivos.
Mesmo que pareça um pouco complicado no início, você acaba se familiarizando com o assunto, e com o passar do tempo melhorando seus conhecimentos e resultados.
Portanto se não tiver tempo para investir em marketing digital, tenha certeza que existem muitas empresa e profissionais autônomos especializados na área.
O importante é fazer sempre a melhor escolha, estar atento para alterações em seu site e não ter medo de enfrentar obstáculos.